Copa da Rússia pune quem joga de verde

Mal terminou o jogo que determinou a eliminação da Alemanha da Copa do Mundo, as redes sociais se inundaram de posts, memes e gifs que associaram o resutado ao fato de os alemães terem jogado de camisa verde.

A brincadeira, já tradicional, é com o fato de o Palmeiras não ter um título mundial. A conquista da Copa Rio de 1951 não é reconhecida pela Fifa. O Palmeiras tentou o reconhecimento, chegou a mostrar um fax que atestaria a posição da Fifa, mas a entidade nunca formalizou a equivalência, aumentando ainda mais as gozações.

Até o ex-presidente da Fifa Joseph Blatter entrou na polêmica. Numa entrevista à Folha, disse que considerar o Palmeiras campeão e em seguida riu.

Diante da provocação, decidi verificar o que aconteceu com quem jogou de verde nesta Copa.

O resultado impressiona.

Nigéria – Dos três jogos, fez dois com camisa verde. Duas derrotas. Só ganhou quando jogou de branco. Está eliminada.

Arábia Saudita – Ganhou seu único jogo jogando de verde. Mas com essa camisa levou de 5 a 0 na abertura da Copa. Está eliminada.

México – De verde, obteve uma vitória sobre a Alemanha, mas também levou de 3 a 0 para a Suécia. O resultado teria eliminado os mexicanos, se a Alemanha, que também jogou de verde, tivesse vencido a Coréia do Sul, num jogo simultâneo. Jogando de branco, venceu. Passou em segundo.

Alemanha – Campeã de 2014, Venceu e perdeu jogando de branco, inclusive a na estreia, contra o México (de verde). Nesta quarta, de verde, foi eliminada após derrota para a Coréia do Sul, que não tinha nenhum ponto. Terminou em último lugar.

Senegal – Venceu a Polônia –já eliminada– de verde e empatou com o Japão de branco. Decide a vaga nesta quinta-feira, contra a Colômbia. Atualização: jogando de verde, perdeu da Colômbia por 1 a 0 e foi eliminada.

Austrália – Conseguiu seu único ponto, contra a Dinamarca, jogando de verde. Perdeu duas de amarelo. Está eliminada.

Alguns clubes têm verde na bandeira, mas preferiram deixar essa cor de lado na camisa. Brasil, Portugal e Irã são exemplos.